Governador Valadares

História de Governador Valadares

goveAo longo de seus anos Governador Valadares, cidade situada no leste mineiro , tendo o Pico do Ibituruna como sua maior atração para praticas de esportes. Quando tudo era mata os colonizadores chegavam e se encontrava com uma “Montanha Negara “ na linguagem indígena e decidiam ficar. Em razão disto o povoado de Santo Antonio cuja a história não narra com precisão este nome. Essa etapa iniciou-se em 1888 cinqüenta anos depois nasce s cidade de Governador Valadares. Isso depois de ser distrito de Peçanha que de tanto brilho recebeu o nome de Figueira do Rio Doce. Depois de tantos esforços cartas e telegrama ao governador Benedito Valadares atingiu o alvo, emancipando Figueira do Rio Doce para cidade em 1937. Posteriormente Figueira é elevada a município no dia 31 de Janeiro de 1938

A população queria manifestar sua gratidão ao governo do Estado, por aquele acontecimento resolveram mudar o nome de Figueira para Governador Valadares, pois o povo achava se liberto e percebia as perspectivas de desenvolvimento com emancipação do distrito de Figueira, foram feitas todas as divisões do distrito. O povo não media esforços para o desenvolvimento, pois todos tinham o mesmo ideal: vencer. Os serviços de desbravamento das matas cresciam e aumentavam a fiscalização. As terras eram legitimadas dando direito evidente-mente àqueles que as ocupavam. A partir de 1940 a cidade muda de figura e o campo perde terrenos: aparecem as serrarias, oficinas de micas, abatedouros de gados, armazéns, pequenos comércios, escolas, médicos e diversões.

slide11A mica foi outro grande propulsor do comércio. Dezenas de oficinas de mica espalham-se pela cidade. O material era extraído em lavras em Governador Valadares e municípios vizinhos, beneficiada e exportada para os EUA através de compra de intermédio de co-missão americana.

Nessa época a população crescia exagerada-mente e na cidade não havia lei. Os coronéis existiam, vários donos de terra, donos de matas, de lavras de micas, cada um dono de suas próprias leis de seus próprios jagunços.

Privilegiada pela sua condição de eixo central da bacia do Rio Doce, e ainda por estar localizada onde se cruzam a Estrada de Ferro Vitória a Minas, a rodovia Rio Bahia (BR-116), hoje tida como a rodovia da unidade nacional, é possuindo também Aeroporto Coronel Altino Machado de Oliveira além das BR’s 262 que liga Belo Horizonte a Governador Valadares – Espírito Santo e a 381 que liga também o território capixaba. Governador Valadares passou a ser a cidade mais importante do leste mineiro tornando-se inapelavelmente a cidade líder em todos os sentidos na bacia do Rio Doce

O rápido desenvolvimento e a beleza do Pico da Ibituruna “Montanha Negra” proporciona a cidade de Governador Valadares, nos anos de 1960, inspiram bastante estudantes e apaixonados poetas a chamar-lhe de a Princesinha do Vale do Rio Doce. Nessa época os valadarenses tinham o costume de falar que tudo que existiam em nossa cidade era melhor do que havia na outras cidades. O carnaval de acordo com as pessoas que viveram no tempo da Princesinha do Vale, era o melhor e o mais animado, o cinema não tinha melhor tela do que a do cinema de nossa terra.


Hoje Governador Valadares tem 2.447 quilômetros quadrados de área e uma população de 280.000 mil habitantes sem contar os 40.000 que vivem nos EUA

A cidade possui um grande número de escolas publicas, estaduais e particulares que atendem a necessidade de educação da população. Tendo no nível superior a Universidade do Vale do Rio Doce (UNIVALE) – Faculdade de Administração de Governador Valadares (FAGV) – Faculdade de Direito do Vale o Rio Doce (FA-DIVALE)

Anualmente são realizados em Governador Valadares eventos conhecidos no país inteiro com: Exposição Agropecuário e o GV FOLIA que trazem para cidade um alto nível de organização o GV FOLIA considerado o melhor carnaval fora de época do Minas Gerais atrai foliões de toda a parte do pais, tendo como animação grande trios e cantores e bandas de axé como Asa de Águia, Chiclete com Banana e outras mais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: